Cimento Certo

0800 505 0500 | Solicite um Orçamento Menu

Falando certo

Tipos de cimento para construção

Quarta, 7 de Julho de 2021

Quando se inicia uma obra, sempre existe a dúvida sobre qual é o tipo de cimento mais adequado e o melhor que existe no mercado. Porém para definir qual cimento utilizar é necessário conhecer todos eles e suas respectivas aplicações, sendo que cada tipo de cimento deve ser utilizado em uma etapa da obra, não existe o melhor tipo de cimento para toda sua construção, mas sim o melhor tipo de cimento para cada etapa da construção.

 

Todos os tipos de cimento desempenham a mesma função: misturado com água, o pó vira uma massa com propriedade ligante que depois de seca não se decompõe, nem se for molhada novamente. Então o que muda de um cimento para o outro? Os materiais extra colocados na mistura que agregam novas características ao cimento.

 

Conheça os oito tipos de cimento disponíveis:

1. Cimento CP-I ou Portland Comum: tem apenas gesso adicionado no clínquer, o que permite trabalhar mais tempo a massa já que ela não seca rápido, porém perde em resistência. É um dos cimentos mais caros e já pouco comercializado no mercado.

 

2. Cimento CP-II ou Portland Composto: é o tipo mais versátil e funciona nas diversas partes de uma obra. Possui outros materiais na composição, o que resulta em três subtipos:

  1. CP-II E: cimento com escória de alto-forno;
  2. CP-II Z: cimento com material pozolânico; 
  3. CP-II F: cimento com material carbonático/ fíler.

 

3. Cimento CP-III ou Portland de Alto-forno: possui escória de alto-forno na composição (entre 35% e 70%). É mais durável, impermeável, resistente e libera menos calor em contato com água. Resistente a sulfatos.

 

4. Cimento CP-IV ou Portland Pozolânico: possui material pozolânico na fórmula (entre 15% e 50%). É um tipo de cimento ideal para construções em locais de praia. O pozolânico torna a fórmula da massa mais estável quando usada com outros reativos, principalmente os ácidos como o sulfato. Também não absorve água e suporta altas temperaturas, ideal para concretagens de grande volume.

 

5. Cimento CP-V ou Portland de alta resistência inicial: é usado na fabricação de concretos por ter uma fórmula que endurece rapidamente nas primeiras horas. Depois do período de maturação (28 dias, em média) fica ainda mais resistente.

 

6. Cimento RS ou Portland resistente a sulfatos: esse tipo de cimento é usado em construções na praia, em indústrias e na parte de esgoto, ambientes expostos a ação de substâncias ácidas.

 

7. Cimento Portland branco (CPB): o pó deste tipo de cimento é branco, ao contrário dos demais que são cinza, pois tem menos manganês e ferro na fórmula, além de caulim substituindo a argila. Existem dois tipos:

  1. Cimento branco estrutural: usado no acabamento, podendo substituir até a pintura em alguns casos;
  2. Cimento não estrutural: usado para fazer o rejunte de cerâmicas.

 

8. Cimento Portland de baixo calor de hidratação (BC): a característica que destaca esse tipo de cimento é que ele atrasa a perda de calor, o que evita fissuras térmicas, principalmente em estruturas grandes.

 

Agora que você conhece todos os tipos de cimento. Opte sempre pelo Cimento Certo para sua obra!