Cimento Certo

0800 505 0500 | Solicite um Orçamento Menu

Falando certo

O contato com o cimento faz mal à saúde?

Quarta, 7 de Julho de 2021

O cimento, por suas características e seus componentes, é um material que deve ser utilizado com cautela. Não é considerado um material tóxico, mas é um material que tem alguns efeitos quando usado sem precauções. Por se tratar de um pó fino, o contato deve ser limitado para evitar que entre no trato respiratório, portanto, não deve ser inalado, não é comestível.

 

É um material com componentes alcalinos. Isso significa que não deve ser exposto por muito tempo em contato com a pele. Portanto, é um material que deve ser utilizado com a proteção do setor de construção, luvas, máscaras e óculos de segurança. Quando entrar em contato com a água, as roupas e itens que entrarem em contato devem ser bem lavados.

 

O que fazer em caso de acidentes?

 

Se, mesmo com esses cuidados, ocorrerem contatos acidentais com o cimento, considere as seguintes tratativas:

  1. Se cair cimento dentro das luvas, retire-as imediatamente e lave muito bem as mãos. Limpe também as luvas e deixe-as secar por completo antes de recolocá-las;
  2. Se cair cimento dentro das botas, retire-as imediatamente e lave os locais afetados;
  3. Se sofrer algum arranhão ou ferimento proveniente do cimento, lave o local com água corrente e desinfete com água oxigenada;
  4. Se ocorrerem ferimentos mais graves, como queimaduras, dermatites ou reações respiratórias, procure imediatamente um médico.

 

Essas dicas são indispensáveis para manter a sua segurança.